Based on Magnolia by Paul Thomas Anderson
   Winds, Piano, Percussion and Live Electronics (2007)
   (fl.; ob.; cl.; bsn.; horn.; tpt.; tbn.; euphonium; 3 percussions and pno.)
 
   Duration: 15'00''
   Composed between March and May of 2007 at ESMAE Studios, OPorto
 
   AUDIO
 
   Circulation:
   January, 29 / 2009 - Teresa Macedo Hall, Oporto by Ensemble I&D conducted by Eugénio Amorim
   June, 08 / 2007 - Music House of OPorto by Remix Ensemble conducted by Rolf Dumptca
 

 

Composer's note (PT)

Nos grandes centros urbanos onde a agitação e o movimento humano se acentua diariamente é comum a existência de proximidades e de afastamentos, por vezes até de algumas coincidências, onde as situações mais inesperadas acontecem.

O cruzamento de vidas, que na maior parte das vezes nem se conhecem, transforma um mundo de afetos e de semelhanças em algo empírico e cheio de espontaneidade, oferecendo involuntariamente as rédeas ao destino.  

Esta obra retrata um cenário tipicamente urbano, onde o mote da sua construção assenta no cruzamento de entidades paralelas, tendo cada instrumento a sua própria independência. O cruzamento melódico, rítmico e principalmente tímbrico entre as várias partes permite um desenvolvimento temático maioritariamente horizontal, o que se irá refletir numa orquestração bastante pontilística, fazendo com que os ataques e ressonâncias sejam objetos centrais na construção do discurso.

Os climas de tensão e de distensão, tal como nas horas de ponta, são gerados por mais ou menos movimento, em consonância com as combinações tímbricas utilizadas. A junção de timbres com maior ou menor complexidade, faz com que esta obra em certos momentos dispense uma base harmónica definida.

Duarte P. Dinis Silva, June, 08 - 2007